Pesquise

sábado, 4 de janeiro de 2014

Filtro de ar





O filtro de ar... ele é o pulmão de seu motor! 
Um dos princípios básicos do motor de combustão interna é a mistura de ar/gasolina. O filtro de ar tem um papel fundamental, ele impede que impurezas, como pólen, fuligem e partículas de sujeira existente no ar, entrem no motor e causem danos irreversíveis às peças móveis (pistões, válvulas), um bom filtro de ar é capaz de prender partículas extremamente finas. É aconselhável efetuar sua troca a cada 10 000 quilômetros ou cada vez que houver circulação com frequência, em trilhas, ambientes muito arenosos ou empoeirados.  


Uma informação importante: o filtro sujo provoca perda de potência e aumento no consumo de combustível. Isso ocorre porque o motor têm que fazer mais esforço para puxar o ar para seu interior. Portanto, além de aumentar a vida útil de seu carro, a correta manutenção do filtro ajuda você a economizar.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Correia Dentada e Tensor


  A Correia Sincronizadora, conhecida popularmente como "Correia Dentada" do motor é responsável por sincronizar a abertura das valvular do cabeçote de acordo com o sincronismo do motor.
  A correia dentada deve ser trocada de acordo com as recomendações da montadora do veículo. Esta informação está disponível no Manual do Proprietário do automóvel. Além da orientação da Montadora, os fabricantes de Correias recomendam a troca da correia dentada a cada 40.000 km, e em alguns veículos a condição poderá se prolongar para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde a resistência, eficiência e pode causar uma ruptura trazendo danos consequentes ao motor. O dano mais frequente é o choque mecânico entre as valvulas do cabeçote e os pistões do motor além de outros danos relacionados.
  Na maioria dos veículos é necessário trocar o(s) tensor(es) e a analisar o desgaste das polias (peças que trabalham em conjunto com a Correia Dentada).
  Os danos causados pela ruptura da correia pode chegar até a 15 vezes o valor que seria gasto com a sua substituição na manutenção preventiva. Fique atento.