Pesquise

domingo, 14 de agosto de 2011

Calibragem dos pneus

Um pneu bem calibrado garante mais segurança na hora de dirigir e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Verifique a pressão dos pneus no mínimo uma vez por mês e, principalmente, antes de um trajeto de longa distância que exija alta velocidade. Essa verificação deve ser efetuada "a frio" (ter rodado menos de três quilômetros). Não se esqueça do estepe e siga as recomendações do fabricante. A calibragem é necessária para evitar vibrações e também ajuda a combater o desgaste precoce das peças da suspensão, direção e pneus.
Fica a dica: A cada troca de pneu, substitua a válvula , pois ela se deteriora sob a ação da força centrífuga. A válvula garante a vedação e torna mais longa a vida útil do seu pneu.
Saiba reconhecer alguns sintomas de problemas com os pneus com a análise do desgaste dos mesmos:




Um pouco sobre os "PNEUS VERDES" MICHELIN


Pneus Verdes Michelin: compromisso com a mobilidade sustentável


Linha de Pneus Verdes Michelin no Brasil
Desenvolver produtos e serviços que promovam a mobilidade sustentável, atendendo às necessidades do indivíduo e da sociedade no que se refere a uma locomoção livre e segura de pessoas e mercadorias, permitindo comunicação, negócios e relacionamentos, sem sacrificar valores humanos e ecológicos essenciais. Este é o compromisso da Michelin, representado hoje pelos Pneus Verdes.
O pneu Energy XM1, lançado em 2007, foi desenvolvido para equipar veículos de passeio compactos e médios. A baixa resistência à rodagem do produto permite ao consumidor poupar até 1% de combustível durante a vida útil.  A cada 70 mil quilômetros rodados com pneus Energy XM1, um valor equivalente a um pneu novo será economizado. Este valor, multiplicado por toda a frota do segmento em circulação no país, representa uma economia de mais de 300 milhões de litros de combustível anualmente. Ao passo que economiza combustível, o produto é mais durável e seguro. Testes realizados pela Michelin provaram que o pneu Energy XM1 dura 40% a mais em quilômetros rodados do que a média dos principais concorrentes do segmento. O modelo oferece também a menor distância de frenagem. O veículo de teste parou 1,85 metro antes do que a média dos concorrentes em pista seca e, em pista molhada, a distância registrada foi de 1,6 metro. O novo produto oferece uma redução de 0,6% no consumo de combustível. Conseqüentemente, cerca de 23 kg de CO2 deixam de ser emitidos para o meio ambiente por veículo ao ano. Se toda a frota nacional de veículos de média potência passasse a usar pneus Energy XM1, a quantidade de gases poluentes que deixaria de ser emitida seria equivalente à absorção anual de CO2 de 4 milhões de árvores. Os pneus XM1 apresentam excelente comportamento e estabilidade graças à escultura assimétrica que garante maior superfície de contato com o solo. A superior resistência a choques e cortes é assegurada pelo cinturão de poliamida adicionado para cobrir as lonas metálicas dos pneus até os ombros e pela carcaça em poliéster de alta resistência.